quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Primeiro filme interativo do mundo para Smart TV com uso do controle remoto é lançado no Brasil


Filme criado pela WMcCann para Chiclets foi possível por meio de tecnologia da ITBN, aplicada à plataforma dos modelos de Smart TVs da LG.
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar um filme interativo para Smart TV com o uso do controle remoto. 

Confira o vídeo com o Making Of do filme transmídia criado para a marca "Chiclets Evolution"


A peça foi tecnologicamente viabilizada pela ITBN e produzida pela BurtiFilmes, unidades da Burti com foco na produção em transmídia storytelling e desenvolvimento de conteúdos integrados para web, mobile, tablets e TV conectada. O sistema foi adaptado aos novos modelos de Smart TV da linha LW5700 da LG. O filme faz parte da campanha criada pela WMcCann para o Chiclets Evolution, um produto da marca Chiclets, recém-lançado pela Kraft Foods Brasil. O lançamento oficial do filme e da tecnologia da ITBN foi feito em uma sessão para a imprensa, na manhã do dia 9, nos estúdios da BurtiHD, em São Paulo.

O sistema “Can you feel it” é a metodologia desenvolvida pela ITBN que possibilita a construção da narrativa interativa para TV conectada. Ao saber do novo recurso, a WMcCann fez uma ousada proposta à Kraft para a realização da peça. Ambas apostaram na inovação e o resultado é o filme “Balada Interativa”. O vídeo explora o bom humor ao colocar juntas situações como festa à fantasia, sessão de meditação e a sala de uma maternidade. Como tudo isso acaba? O teleusuário que vai decidir. Por meio do controle remoto, é possível definir o rumo da história em tempo real, descobrir cenas escondidas e, claro, escolher o final.

A inovação traz alguns desafios. Segundo o chairman e CCO da WMcCann, Washington Olivetto, foi preciso muito estudo tanto da tecnologia quanto da linguagem. “Os profissionais envolvidos estudaram referências de interação em diversos veículos, incluindo a própria TV e internet. Nosso principal objetivo é fazer com que a campanha proporcione uma aventura única e não adaptações de soluções já conhecidas”, destaca Olivetto.

O gerente de Gomas da Kraft Foods Brasil, Vinícius Germano, acredita que essa tecnologia influenciará diretamente a forma de comunicação de grandes marcas e empresas. “O filme apresentou de forma muito divertida o conceito do Chiclets Evolution, que começa com um sabor (morango ou citrus) e termina com outro (hortelã), por meio da tecnologia exclusiva Flavor Wave. A história do filme pode ser vista de diversas maneiras, de acordo com a vontade do espectador. Essa sintonia entre a campanha e o produto nos entusiasmou desde o início”, completa.

Para o diretor da ITBN e da BurtiFilmes, Ricardo Godoy, a metodologia de narrativa “Can you feel it” proporciona a aliança plena entre a tecnologia e dramaturgia. “Neste caso, o filme foi interativo, mas o potencial é ilimitado, incluindo o crossmedia por meio da distribuição de serviços, produtos e experiências nas diversas plataformas de mídias online e offline, com ações transmedia e transmedia storytelling. Além disso, as marcas poderão ter aplicativos próprios com brand content, proporcionando entretenimento ou novas experiências, mesmo fora da grade de programação da TV”, enfatiza. O executivo vai além e abre a oportunidade de integração de teleusuários em uma rede, a Social TV.

O acesso ao filme é feito de maneira intuitiva. A nova linha Smart TV da LG possui navegação simples, começando pela interface premiada do “Home Dashboard”, somada à interação com o controle remoto “Magic Motion”, que opera como um mouse na tela da TV. Em uma única tela, é possível visualizar todas as opções de entretenimento da TV, como a programação ao vivo, os parceiros de conteúdo, a loja de aplicativos e um navegador para a web. Essa diversidade de conteúdos inclui também serviços de locadoras virtuais, portais de informação, redes sociais e conteúdos on demand de emissoras de TV.

Segundo Milton Neto, gerente de Smart TV para South and Central America da LG Electronics, a LG está trazendo ao consumidor brasileiro uma nova experiência com o televisor e uma nova linguagem de comunicação com os espectadores. “Estamos sendo pioneiros com essa iniciativa e queremos que muitos outros parceiros acreditem no potencial de negócio da Smart TV”, completa.

FONTE: http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/26231--primeiro-filme-interativo-do-mundo-para-smart-tv-com-uso-do-controle-remoto-e-lancado-no-brasil

0 comentários:

Postar um comentário